As pessoas acham que os estudantes do curso de Matemática só estudam contas de somar, multiplicar, dividir e calculam raízes quadradas estrambólicas e potências de números gigantescos. Enganam-se os que pensam desta maneira.
Tal pensamento deve surgir na mente dessas pessoas por conta do conteúdo de Matemática visto no Ensino Médio e Fundamental e estas devem ser as únicas referências que possuem. As disciplinas de Álgebra Linear e Cálculo, estudadas no início dos cursos de Engenharia, Física, Computação e Matemática, também favorecem para esta conclusão.
Na verdade, um estudante de matemática estuda várias Teorias Matemáticas (é óbvio!), as quais trazem consigo Definições, Axiomas, Postulados, Proposições, Lemas, Teoremas, Corolários e muitas abstrações. Para manipularmos estas Teorias utilizamos a Lógica. Isso mesmo, na matemática se utiliza mais o raciocínio lógico para resolver problemas do que simples contas.
Todos devem conhecer a Fórmula de Bhaskara utilizada para resolução de equações do 2.º grau. Pois bem, de certa forma, um estudante de Matemática analisa o porquê desta fórmula funcionar, digo mais, o estudante de matemática também se dedica a compreensão dos motivos que certas equações nem sempre serem solucionadas por uma fórmula parecida com esta de Bhaskara.
Portanto, para um estudante de matemática, as contas são vistas como um trabalho braçal, a Matemática mesmo é o raciocínio lógico e as abstrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário